capa do post

Fotógrafo brasileiro na Itália

Blog | 1 | 15/02/2022

Fotografar é uma arte! Seja você fotógrafo profissional ou não, fotografar é uma forma de representação artística na qual colocamos todo nosso conhecimento e bagagem. Cada um de nós vê o mundo de um jeito e isso é projetado na fotografia, nenhum fotógrafo é igual a outro, podem ter o mesmo estilo de foto ou edição, mas não a mesma maneira de ver o mundo e de eternizar aquele momento.

Pode parecer clichê, nós sabemos, mas ainda assim acreditamos que as nossas vivências são estampadas em nosso trabalho.

Fotógrafo brasileiro na Itália - 2

Quando começamos a trabalhar com fotografia, em Caxias do Sul / Brasil, nosso leque de trabalho era muito amplo, nós fotografávamos casamentos, pré casamentos, formaturas, gestantes, acompanhamentos infantis, ensaios, bodas, festas de 15 anos, além de fazermos fotos de arquitetura, automobilísticas e comerciais. O que podemos concluir com isso? Que o brasileiro faz muita festa :)! Brincadeiras à parte, é verdade, o brasilerio tem o hábito de registrar cada momento importante da sua vida e isso é fantástico. 

Em 2018 muita coisa aconteceu na nossa vida, inclusive uma mudança drástica de país, decidimos largar nossa carreira já consolidada no Brasil para recomeçarmos em outro lugar, e a nossa escolha naquele momento foi a Irlanda. Para nosso total espanto, na Irlanda, quando muito, são fotografados os casamentos  e as crismas (sim, as crismas), conseguem imaginar o nosso susto?

Mas nem tudo estava perdido, sempre tivemos uma paixão enorme por casamentos, porque é um mundo mágico com muita emoção em um único dia, foi então que decidimos focar na fotografia de casamento e descobrimos um mundo completamente diferente do que estávamos acostumados, com ritos cerimoniais diferentes e uma cultura completamente única, o que nos surpreendeu positivamente e nos fez ter um grande carinho pelos casamentos irlandeses. 

Como a vida é feita de ciclos, depois de quase 3 anos era hora de mudar novamente, apesar de a Irlanda ser uma “mãe” e ter nos acolhido com tanto carinho, quais são as coisas que o brasileiro mais gosta? Sol e comida boa, óbvio, e isso nos faltava na Ilha da Esmeralda, foi por isso que escolhemos a dedo o nosso próximo destino (e esperamos que o último, ou não), a Itália, mais especificamente Verona, a cidade dos apaixonados, tem lugar melhor para fotógrafos de casamento que a cidade de Romeu e Julieta

Desde o início sempre deixamos muito claro para os nossos clientes que éramos brasileiros, mesmo sabendo que os Italianos têm uma cultura muito local, para nós foi muito gratificante ver o sorriso se abrindo toda vez que falávamos isso, o que achávamos que talvez fosse um obstáculo ao nosso trabalho acabou se tornando um diferencial. 

Foi então que nos demos conta de que a  nossa fotografia não era mais a mesma que fazíamos no Brasil e o que mais nos chamou atenção foi como colocamos diversas referências culturais diferentes no nosso trabalho. Sem dúvidas de que essas trocas de cultura e experiência nos enriquecem como pessoas e como profissionais, afinal de contas, não existe nada melhor do que compartilhar experiências.

Depois desta breve introdução para esclarecer como chegamos até aqui, chega de falar de nós, agora é hora de falar de vocês. Hoje esclareceremos algumas dúvidas frequentes quanto aos casamentos e ensaios na Itália, esperamos que gostem, vamos lá:


Fotógrafo brasileiro na Itália - 4

Quero fazer um ensaio fotográfico na Itália, como devo proceder? 

Os ensaios de brasileiros na Itália têm se tornado cada vez mais comuns, seja porque a família está de férias e decide eternizar esse momento familiar ou por casais que organizam viagens para a Itália com o propósito de fotografarem seu pre wedding

Os ensaios de família geralmente requerem menos programação por parte dos clientes, nos quesitos vestimenta e maquiagem/cabelo. Estes são ensaios ao ar livre que duram em média 2 horas e contemplam a beleza da cidade escolhida para as fotos. No entanto, nada impede que a família contrate um fotógrafo para acompanhá-los durante todo o dia ou grande parte dele (como um diário de viagem)..  

O mesmo vale para os ensaios pre wedding, o fotógrafo pode reservar o dia para acompanhar o casal em uma cidade específica ou em um passeio ao longo do dia, ou pode organizar um ensaio normal de mais ou menos 2 horas em um local de preferência do casal. 

Não seria fantástico fazer um ensaio de família ou de pré casamento em Verona, Veneza, Lago de Garda ou até mesmo nas Dolomitas? Nós podemos realizar esse sonho, contate-nos para um orçamento personalizado!


Fotógrafo brasileiro na Itália - 6

Quero casar na Itália, e agora?  

Acredite, casar no exterior é possível e não é absurdamente caro como muitos pensam. Os micro casamentos, destination weddingou até mesmo o elopement wedding têm ganhado muita força nos últimos anos e vêm se tornando os queridinhos das noivas em diversos países. Pode parecer estranho que na era digital onde temos milhares de amigos nas redes sociais os casamento têm se tornado cada vez mais íntimos e reservados, mas não se enganem, esses pequenos casamento não são menos glamourosos, arriscamos a dizer, inclusive, que muitas vezes são mais elaborados do que muitos casamentos grandes.

Não podemos negar que a Itália é um país dos sonhos, desde as exuberantes praias do sul, passando pelos vinhedos e campos da Toscana até as montanhas e lagos do norte do país. O que não falta aqui é opção de plano de fundo para um casamento perfeito, no entanto, muitas vezes a barreira linguística freia os sonhos de muitos brasileiros que desejam se casar aqui. Entretanto, existem inúmeros profissionais brasileiros na Itália, fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, cerimonialistas, cozinheiros, dentre outros que estão dispostos a tornar seu casamento inesquecível, nós fazemos parte desses profissionais. Acompanhamos nossos clientes em eventos por toda a Itália e no exterior, não deixem de solicitar um orçamento conosco

Vale ressaltar que se vocês desejam realizar o casamento civil ou religioso  na Itália, isso pode ser algo bem trabalhoso e em algumas cidades até impossível por vocês não serem residentes no país. No entanto, muitos casais estrangeiros que optam por casar na Itália escolhem uma cerimônia simbólica para eternizar seu grande dia, podendo assim realizar a cerimônia civil ou religiosa no seu país de residência.

Não deixem de ler nosso texto sobre como organizar um casamento, temos certeza de que nossas dicas podem otimizar muito do seu tempo na organização deste grande evento.

Fotógrafo brasileiro na Itália - 8

Como escolher o fotógrafo estando tão longe? 

Antes de mais nada é imprescindível definir o estilo de fotografia que vocês mais gostam, aquele estilo que vocês mais se identificam, seja ele clássico ou reportagem. Definido o estilo será maisfácil escolher um fotógrafo, ou pelo menos vocês terão menos opções para analisar. Verifiquem o site e portfólio dos profissionais que vocês estão contatando, para ver se vocês gostam do trabalho dele, do estilo de fotografia e da edição.

Vejam também nosso post com 11 perguntas chave para fazer ao fotógrafo antes de contratá-lo, isso lhes ajudará a escolher o melhor fotógrafo para o grande dia.



É seguro contratar um fotógrafo que está na Itália sendo que eu estou no Brasil ou em outro país?

 

Contratar um profissional que está em outro país nunca é tarefa fácil e requer muita atenção na escolha, é muito importante verificar se o profissional tem site, se tem avaliações no google e fotos de eventos reais, cheque no google e nas redes sociais para ver se encontra o trabalho dele antes de contratá-lo.

Nós trabalhamos com muitos clientes internacionais (suíços, alemães, franceses), justamente pela nossa posição no norte da Itália, muito próxima a diversos países. Por isso, quando os clientes não estão próximos a nós e não podemos marcar um café para nos conhecermos melhor e pessoalmente antes do evento ou do ensaio, sempre agendamos uma chamada de vídeo para que eles fiquem mais tranquilos e confiantes.

Ou seja, é muito importante que vocês vejam e falem com o fotógrafo que estão contratando, isso lhes trará mais segurança, além de estreitar os laços entre vocês (a dica também é válida para outros profissionais).

 

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo, vejam mais conteúdos no nosso blog.

Gostaram do nosso trabalho e não veem a hora de casar na Itália? Entrem em contato conosco para um orçamento ou para maiores informações. Será um prazer conhecê-los! 

 

Arrivederci, ragazzi!



Commenti

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail